quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Lulas recheadas


(clique sobre a imagem para ampliar)

Ingredientes:
- 6 lulas grandes
- 2 cebolas médias
- 5 dentes de alho
- 4 tomates grandes
- 2 cenouras
- 1 pimento vermelho
- 1 batata
- 6 rodelas de chouriço picado ou moído
- 60g de queijo mozarella ralado
- 1 copo de vinho branco
- 1 cálice de vinho do Porto
- 1 cubo de caldo Knorr de galinha
- azeite, sal e pimenta preta moída na hora q.b
- 1 ramo de coentros

Preparação:
- Lavar e limpar as lulas com cuidado para não romper os sacos
- Fazer um refogado com azeite, 1 cebola e 2 dentes de alho picados, 1 tomate pelado e picado, as 2 cenouras aos cubos, o pimento e a batata também aos cubos, regar com meio copo de vinho branco. Temperar com sal e pimenta e deixar estufar 8 minutos em lume médio.
- Juntar o chouriço e o queijo, rectificar os temperos, tapar 2 minutos e desligar o lume.
- Deixar arrefecer um pouco e rechear as lulas com o preparado. Fechar com um palito.
- Fazer outro refogado com 1 cebola e 3 dentes de alho picados, 3 tomates pelados e picados. Regar com o restante vinho branco e o vinho do porto. Temperar de sal e pimenta, adicionar o caldo Knorr e deixar levantar fervura.
- Junte as lulas a este preparado, tape e deixe-as refogar cerca de 10 minutos em lume brando, se necessário vire-as de vez em quando.
- Pique os coentros e junte-os ao refogado.
- Sirva bem quente. Acompanhe com batatas cozidas com um fio de azeite de oliveira.

Notas:
- Nhami! ;-) É para repetir!

Bom apetite
=P

14 comentários:

Marizé disse...

Eu adoro lulas recheadas, mas confesso que sou preguiçosa para as fazer! Fiquei inspirada com esta receita.

Beijocas

Laurinha disse...

Para repetir 2 vezes!!!! Adoro lulas, e assim, recheadas, ainda mais! Anotada!
Beijinhos,

Migas disse...

Esta é só uma das minhas receitas favoritas (tenho dificuldade para escolher só uma)! Escusado será dizer que adorei e babei com esta foto! Já não como à meses!

Beijinhos

Anónimo disse...

Adoro lulas recheadas,mas dão muito trabalho a fazer.
Há imenso tempo que não faço.

Beatriz Belliard disse...

o marido adora lulas ! vou anotar esta receita !

Isabel de Miranda disse...

Nhami!!!lindas receita para fazer adoro lulas...beijinhos doces

kini disse...

Adoro lulas!!!!
E essas lulas estão cá com um aspeto...hum!!!!!
Bjs

Anónimo disse...

Não se sabia o que cozinhar... e saíram estas apetitosas lulas recheadas. Imagino se soubesses... :=)

Kiss

Isabel (pipoka) disse...

Ontem estava a escrever aqui uma mensagem mas o meu PC bloqueou. Aliás bloqueou em todos os comentários que eu tentei fazer! Agradeço as indicações sobre a máquina de pão.

Quanto a esta receitinha, é só para dizer que lulas recheadas e almôndegas são dos pratos favoritos da minha infância, pois a minha avó costumava fazer sempre quando eu ia visitá-la nas férias.

bjs

cupido disse...

É pena darem tanto trabalho a fazer...

Eli disse...

Meu esposo ama lulas e recheadas assim ele comeria até acabar. :)

Anónimo disse...

Huuum... não tinhas comentado que a tua avóza fazia lulinhas recheadas :=)

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Beto, não fui eu que disse, foi a Pipoka =P
A minha avózinha fazia-me sopinha e pão! =)
Beijoca

Suzana Parreira disse...

Adoro lulas recheadas, mas tenho sempre uma enorme preguiça - a coisa é trabalhosa. As tuas ficaram com óptimo aspecto!

Bj