segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Madalenas




Ingredientes:
- 100g de manteiga sem sal

- 2 ovo grande

- 80g de açúcar

- Uma pitada de sal

- 90g de farinha de trigo sem fermento
- 1 colher de chá de fermento
- 2 colheres de chá de Água de rosas
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar


Preparação:
- Derreter a manteiga e deixe esfriar. Bater os ovos, o açúcar e o sal com uma batedeira electrica por aproximadamente 5 minutos, até obter consistência de maionese.
- Peneirar a farinha de trigo sobre o preparado anterior e misturar tudo levemente com uma colher de pau.
- Reservar uma colher de sopa rasa da manteiga derretida para untar as forminhas e adicionar a restante à mistura da farinha. Acrescentar também a água de rosas e mexa tudo delicadamente.
- Cubra a tigela com plástico PVC e colocar no frigorifico por 1 hora. Após retirar do frigorífico reserve por 30 minutos. Enquanto isso ligue o forno à temperatura de 220º.

- Untar as forminhas e dividir a massa entre elas. Utilizar uma colher de chá sem encher demais as conchinhas pois crescem muito. O tempo no forno é de aproximadamente 5
minutos, mas fique de olho.
- Retire e deixe esfriar numa grelha. Se gostar polvilhe com açúcar de confeiteiro.


(clique sobre as imagens para ampliar)

Notas:
-É a 1ª vez que faço madalenas... Andei à procura de formas de madalenas para enviar à minha amiga secreta porque sabia que ela queria e então comprei para mim também. Depois procurei uma receita que me chama-se à atenção e assim foi... Encontrei esta com a particularidade da água de rosas.
- Vi a receita aqui, obrigado Valentina!
- Ficam tão fofas!!! Adorei!!!
- Rende aproximadamente 32 unidades.
-
Água de rosas - essência de pétalas de rosa, usada como perfume ou em culinária. Pode ser encontrada em farmácias, drogarias ou hipermercados.

Bom apetite
=P

21 comentários:

Laurinha disse...

Já estava com esta receita anotada para ser feita! Que delícia!!!
Adoraria umazinha agora!!!
Beijinhos,

Laurinha disse...

Fui rever a receita, vc acrescentou o fermento, é isso mesmo?
Beijinhos,

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Olá Laurinha =)
Sim acrescentei fermento porque a farinha nao tinha fermento, não sei se a original tinha fermento ou não, e então resolvi pôr e não me arrependo ficou muito bem.
Um *beijinho*

Anónimo disse...

Comem-se... derretem-se, derretem-se é o correcto... derretem-se na boca...

Natércia Ramalho disse...

Linda isso é maldade para mim logo como eu fiquei cheia de fome adorei.um beijo Natércia:)

Marizé disse...

Adoro madalenas quentinhas.

As receitas da Valentina são o máximo e as conchinhas ficaram lindas.

Beijocas

Isabel (pipoka) disse...

Estão uma tentação! Onde é que compraste as tuas forminhas? Tb. quero!

bjs

Nani disse...

Oi!! Nossa lindonas essas suas madalenas hein?! Vou ver se encontro as formas e irei fazer.
Quanto as maquininha de fazer churros aqui vende: http://www.shoptime.com.br/apollo/vitrineMasterDetail.do?method=show&masterName=maisInfo&position=11&placeOrigin=21121&codProd=114633
Você mora em Portugal né? Aqui tem uma revista que vende uma mais simples também, caso não consiga comprar pela net e quiser me avise que arrumamos um jeito de comprar e mandar pelo sedex.
Beijos e ótima semana!

Danielle disse...

nossa, pára tudo! que delicia... amei esta receita... so tenho duvidas quanto a agua de rosas.. o que vem a ser isso? onde se acha? bjs dani

Fay van Gelder disse...

Lindas e devem ser bem saborosas:)

Kiss:)

Eli disse...

Que lindas ficaram! Olha eu fiz a receita do seu pão de batata na máquina de pão e ficou divino eu não pude fotográfar pois os meninos estavam morrendo de fome e pensei que sobraria para tirar uma foto depois (pois todos os pães da máquina aqui sobram e olha que faço os de meio quilo) mas esse eles comeram tudinho de uma vez só, super macio, uma delícia vou fazer novamente e tiro a fotinha. :)

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Pipoka:
Comprei as forminhas na loja "Casa".
Uma loja que está em todo o lado, portanto não vai sem complicado encontrar.
Gatinha na cozinha:
É água de rosas comum, encontrei no hipermercado junto aos produtos de beleza.
Um beijinho a todas *****

m@ria...m@rie...m@ry disse...

essas madelenas tão com uma aspecto! hummmmmmmm... tenho que experimentar mas ultimamente as minhas doçarias na têm saido la muito bem confesso! ahahahahh é verdade... mas na vou deixar de fazer nao!

tão mesmo lindas... isso é que é trabalhar pimpona :D na das treguas a cozinha! e ainda bem!

beijinho

Cris disse...

Eu simplesmente amo madeleines, seu formato, a textura fina e o sabor são um charme.

Danielle disse...

sabe que aqui também comemos com batatas, mas batata palha...como estamos tentando manerar nas calorias achei melhor nem colocar a mesa...sessr
mas me fale o que é agua de rosas???
bjs dani

risonha disse...

vou-me embora daqui... cada vez que cá venho engordo... esta mulher quer dar cabo de mim!!!!

Mónica disse...

Ando há muito para experimentar fazer madalenas mas, como ainda não encontrei as forminhas, é um projecto que anda meio parado.
Era engraçado fazer essas cá em casa e depois dizer que levava água de rosas. Adorava ver a cara da minha mãe HEHEHE

Isabel de Miranda disse...

estas madalenas estão demais....beijinhos doces

Agdah disse...

Devem ficar sublimes...

Natércia Ramalho disse...

Linda sou a fiel ao tacho não deves ter recebido o mel endereço aqui vai maenatercia@hotmail.com um beijo Natércia:))

Daniel disse...

E eu já procurei tanto pelas forminhas, mas não tem jeito, por aqui não as encontro. Chego a sentir um pouquinho de inveja, hehehe.